sábado, 12 de fevereiro de 2011

Envelhecimento

São poucos os temas que despertam tanta polêmica e ao mesmo tempo a certeza de que todos terão de vivência-la (Isso se tiver sorte). O envelhecimento é real e não adianta mistifica-la e muito menos ironiza-la como forma a distanciar esta fase. Discutir a terceira idade é debater sobre uma realidade social que a cada dia vem demonstrando sua verdadeira importância no cenário da saúde pública. Para isso, como medidas de Políticas de saúde e medida práticas para promover assistência à saúde da população idosa, é importante que se conheça o perfil, as características, o contexto em que esse grupo pertence para que se possa intervir através de medidas eficazes, baratas e que proporcione qualidade de vida para a sociedade.


Segundo Dr. Felipe Toledo Rocha formado pela UFMG, ele considera que a população acima de 60 anos representam (atualmente) 9% da população brasileira; esse grupo representa de 30% a 40% da demanda dos serviços de saúde; em 2020 os idosos representarão 15% da população brasileira.
Sobre os aspectos da transição epidemiológica ele considera que ocorrerá uma diminuição da morbi-mortalidade decorrente de doenças infecto contagiosas; haverá aumento da prevalência de doenças cardiovasculares; aumento expressivo das causas externas e considera por fim que a Transição Demográfica apresentará mais acelerada que a Transição Epidemiológica.

AVANÇA BRASIL!!!

Nenhum comentário: